DESDE 1998 CUIDANDO DA SUA SEGURANÇA

Engenharia de proteção contra quedas.

CARNEVALI ENGENHARIA DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS

Em 1998 a Administradora Marlene Carnevali e o Engenheiro Gustavo Mendes fundaram a empresa originalmente chamada de Carnevali Consultoria, atuando com consultoria empresarial em gestão de projetos e riscos. Com a experiência e conhecimentos técnicos adquiridos ao longo dos anos, a empresa se especializou em Engenharia de Proteção Contra Quedas. Em 2012 os sócios decidiram focar totalmente seus esforços no segmento de proteção contra quedas e a partir de 2017 a empresa passa a se chamar Carnevali Engenharia. 

Desde 2003 a Carnevali Engenharia está presente nos Comitês de Estudo da ABNT – CB32, tendo o Engenheiro Gustavo Mendes como um de seus coordenadores, contribuindo ativamente para o desenvolvimento de normas e requisitos para ensaios de Equipamentos de Proteção Individual contra quedas e práticas de segurança exigidos em todo o país.

Nosso principal objetivo é proteger o trabalhador e atender o nosso cliente com ética, qualidade e transparência. A constante busca por conhecimentos e fundamentos no trabalho em altura é a forma que encontramos para alcançar nossos objetivos e é o que motiva nossa equipe todos dias.

FUNDADORES

MSc. Eng. Gustavo Carnevali Mendes

Praticante de esportes de aventura, em 1997 iniciou na escalada tradicional em rochas e gelo no Brasil e no exterior. Vendo os riscos reais dessas atividades, passou a pesquisar em literatura especializada como garantir a segurança em trabalhos em altura e resgate. Após longa pesquisas, colocou em prática seus novos conhecimentos e aperfeiçoou suas técnicas.

​Em 2001, foi convidado a trabalhar como suporte técnico a cliente para a marca PETZL no Brasil, onde teve seu primeiro contato com a área industrial. Alí teve a oportunidade de participar de eventos técnicos na matriz da PETZL na França.

​Também atuou no desenvolvimento de projetos e consultoria pela empresa Ultra Safe, onde desenvolveu produtos e soluções inovadoras para diversos segmentos da indústria.

Ministrou inúmeras palestras sobre proteção em altura no curso Técnico de Segurança do Trabalho da rede Senac São Paulo e outras instituições e empresas.

Sempre focado no segmento de trabalho em altura e resgate, continuou seus estudos e realizou trabalhos de acesso por corda, plantões de resgate e treinamentos em grandes empresas como Aracruz, Procter & Gamble, CEMIG, FURNAS pela empresa ao VerticalPro (primeira empresa de treinamentos em altura do Brasil).

​Atuou com Gestão Ambiental e auditorias pela rede SENAC e com Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho nas obras da CPTM.

​Foi o engenheiro responsável pela linha de produtos para trabalho em altura da empresa FESP, onde obteve certificação CE de produtos para segurança em altura.

Assumiu a gestão da Carnevali Engenharia em 2012 onde se encontra até o presente momento.

Comitês

É membro do Comitê Brasileiro 32 – ABNT, onde participa das reuniões de elaboração de normas  técnicas (NBR) e é o atual coordenador do Comitê de elaboração da norma de Seleção, projeto, instalação, inspeção e ensaios de sistemas de ancoragem.

Atua também como coordenador do Comissão Técnica de Estudos Normativos – CTEN  – Altura, onde busca em conjunto com o grupo a produção de conhecimento técnico e esclarecimentos a sociedade e outros grupos com questões referentes a trabalho em altura.

Formação

​Sua formação acadêmica teve seu início no curso de Técnico de segurança do trabalho. Posteriormente graduou-se em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário da FEI – SBC, onde também fez pós-graduação em materiais e processos com ênfase em Bioengenharia e obteve o título de Mestre em Engenharia Mecânica.

Adm. Marlene Carnevali, PMP, RMP, Coach

É a primeira mulher no Brasil a obter a Certificação em Gerenciamento de Riscos (PMI-RMP). Também certificada como PMP, além da certificação em Mentoring & Coaching pelo Instituto Holos. Foi docente na FAE – Curitiba, para alunos de pós-graduação.

Palestrante em diversos eventos, dentre outros:

– Gerenciamento de Riscos – PMI Pernambuco – 2008;
– Gestão de Riscos em Projetos – PMI Santa Catarina – 2009;
– Alunos da FAE – 2009 Curitiba;
– Turmas de pós-graduandos da PUC-PR 2009.
– Risk Summit 2010 – RJ;
– Alinhamento da gestão de projetos ao plano estratégico da empresa – Seminário Internews 2011 – SP;
– Webinar Gerenciamento de Riscos PMI-SP – 2014
– Webinar PMI-MG 2017;

Artigo publicado na Revista Mundo PM, Edição Nº 38 – “A comunicação em Gerenciamento de Riscos.

Autora do livro “A Ciência do Gerenciamento de Riscos em Projetos” publicado pela Amazon no formato eBook.

MISSÃO, VISÃO E VALORES

MISSÃO

Ser uma referência em proteção contra quedas, através da aplicação de engenharia de alto nível e da experiência em técnicas verticais no desenvolvimento de soluções para o cliente.

VISÃO

Proteger o trabalhador e produzir conhecimento técnico de alto nível.

VALORES

Segurança sempre em primeiro lugar I Segurança de nossos colaboradores I Segurança de nossos clientes I Satisfação do cliente I Nosso cliente e seus colaboradores são a razão pelo qual trabalhamos e, por conta disso, buscamos sempre atender as expectativas de nossos clientes com a melhor solução técnico e financeira possível I ​Desenvolvimento pessoal I Acreditamos que as pessoas são o maior patrimônio da empresa e o desenvolvimento das pessoas reflete diretamente no desenvolvimento da empresa I Ética e compromisso com a verdade I Acreditamos que estes valores são conceitos básicos e indispensáveis para exercer nossas atividades I Eficiência I A melhoria contínua de nossos processos é parte da nossa cultura e está em todas as nossas atividades.

PARCEIROS E MARCAS

TRABALHOS NORMATIVOS

Quedas de diferença de nível que ocorrem durante atividades em altura, são acidentes provocadas na maioria das vezes por uma falha no processo de planejamento do trabalho e execução do trabalho. São a segunda principal causa de acidentes fatais no trabalho (dados de 2019).

Os parâmetros de proteção para quem realiza atividades em altura são estabelecidos pela Norma Reguladora 35, ou somente NR 35.  Esta norma contém os requisitos mínimos que o empregador deve considerar durante as etapas de planejamento, organização e execução do projeto.

Entretanto, além da norma regulamentadora 35, os profissionais de segurança que buscam aprofundar seus conhecimentos e melhorar as condições de segurança em suas atividades ou empresas, devem as Normas técnicas publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

A Comitê responsável pela elaboração das normas técnicas de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), Dispositivos de ancoragens e boas práticas é o Comitê Brasileiro 32, Comissão 004, sediados pela Associação Nacional da Industria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho – ANIMASEG.

A Carnevali Engenharia, através de seus engenheiros e profissionais técnicos, participa das comissões de estudo contribuindo com o desenvolvimento dos parâmetros de ensaio, fundamentos e boas praticas a serem adotadas no trabalho em altura.

Além das comissões da ABNT, também atuamos na coordenação do Comitê Técnico de Estudos Normativos de Trabalho em Altura (CTEN Altura – ANIMASEG), produzindo conhecimento técnico para as comissões, sociedade e empresas.

A Carnevali Engenharia, atualmente, coordena duas comissões com diversas empresas do setor